segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Último Dia de 2011 em Monfortinho - Peddy Paper na PR3 Rota dos Fosseis.

No seguimento da filosofia da cadeia Ô Hotels and Resorts em proporcionar aos seus hóspedes, experiências e emoções que estabeleçam a diferença, no programa de Réveillon deste ano incluímos um Peddy Paper diferente. A ideia foi dar a conhecer a história de Penha Garcia e a Rota dos Fósseis. Em Peddy Paper, para que registassem determinados pormenores sobre o passeio pedestre. Penso que o objectivo foi atingido.



A partir do que resta da Velha Fortaleza, Penha Garcia desprende-se das cristas da serra em direcção à planície, configuração que lhe valeu o epíteto de aldeia presépio.
Reuniram-se na Recepção do Hotel Astória cerca de 30 participantes com vontade de partir para esta aventura. O local de encontro em Penha Garcia, foi no Largo do Chão da Igreja, que por vezes leva a alguns enganos, uma vez que não é ao pé da igreja, mas mais ou menos no centro da Aldeia. Demos inicio ao passeio guiados pelo técnico de turismo, Jorge Costa. A primeira paragem foi no Posto de Turismo, onde os participantes tiveram oportunidade de obter mais informação sobre a aldeia.



Continuando a subir direcção à Igreja Matriz, pelas estreitas ruas, fizemos ainda uma paragem para poder apreciar a exposição temporária no Museu do Paleozóico, que resultou da recuperação de várias casas antigas, mantendo os traços arquitectónicos, interiores e exteriores.



Continuando com o nosso passeio, chegamos à Igreja Matriz e depois de nos deslumbrarmos com a vista do Vale do Ponsul, iniciamos a subida da escadaria que nos leva ao Castelo, o ponto mais alto da nossa caminhada.



Do Alto do Castelo podemos encantar-nos com a vista que nos é oferecida a toda a nossa volta. Para Sul Monsanto no cimo da serra em frente,



para Norte a Barragem de Penha Garcia, a Oeste o Casario típico de Penha Garcia e a Serra do Ramiro e a Este uma extensa mancha Florestal adjacente a uma das maiores Herdades Nacionais, a Herdade do Vale Feitoso.



Descendo agora a escadaria do castelo, entramos nos trilhos propriamente ditos, iniciando a nossa visita a um dos Geomonumentos do Geopark Naturtejo, o parque iconológico de Penha Garcia. O primeiro local a chamar a nossa atenção é a gruta da lapa, onde está instalado um ponto de escalada que pelo seu grau de dificuldade, é conhecido como "Caixão à cova".



Todo este Vale transpira História. Aqui e ali, as rochas expõem perante os olhos do visitante atento uma profusão de Fantásticos vestígios da actividade das Trilobites, as cruzianas e outros seres marinhos.



Descendo o Vale, entrando nas pequenas casas agora recuperadas, podemos observar os fósseis e os antigos moinhos.



O Sr. Domingos Costa, que em parte é responsável pela manutenção deste espaço, deu-nos uma pequena explicação do funcionamento do moinho de rodízios.



Um deles está recuperado ao ponto de poder moer o cereal transformando-o em farinha. Como dizia o Sr. Domingos "basta aumentar a água e venha o cereal".



Quase no final desta aula de história ao ar livre, chegámos à Piscina Natural, que com as temperaturas actuais, apenas nos faz pensar quão agradável será banhar-se nestas águas no Verão, com temperaturas na ordem dos 40 graus.



A tudo isto podemos acrescentar ainda a riqueza em termos paisagísticos e ecológicos - classificada como Biótopo da Serra de Penha Garcia - Com destaque para as matas frondosas que se estendem, a Norte pela Herdade do Vale Feitoso, e para as boas condições para a observação de fauna selvagem. Penha Garcia justifica, sem dúvida, uma visita atenta.



Terminámos no Forno Comunitário onde, quem quis pode comprar e saborear algumas das iguarias, como o Pão de Penha Garcia feito como se diz aqui na região com o "crescento", as bicas de azeite, as broas de mel e os borrachões. Alguns dos participantes brindaram ainda ao final do ano de 2011 com uma ginginha no Bar "A Frágua".

Aos que participaram e a todos os nossos clientes desejamos um 2012 cheio de coisas boas, e esperamos recebê-los aqui em Monfortinho para outras actividades (BTT, Passeios Pedestres, Descida do Erges em canoa, etc.).

Até Breve...

1 comentário: